Documentos Históricos

slide01
slide02
slide03
slide04
slide05
slide06
slide07
slide08
slide09
slide10
slide11

Doc. 3 / AML-AH, Chancelaria Régia, Livro 1º de Festas, doc. 10, f. 19

AML-AH, Chancelaria Régia, Livro 1º de Festas, doc. 10, f. 19
 

1493, julho, 15, ÉvoraD. João II envia instruções ao concelho de Lisboa sobre a forma como devem ser realizadas as obras na casa onde nascera Santo António.
 

D. João II tinha o desejo de fazer melhoramentos na capela de Santo António, respeitando, no entanto, a propriedade do edifício que pertencia ao concelho de Lisboa. Neste documento de 1493 o monarca indica as obras que pretende fazer. O rei acabou por morrer em 1495 sem cumprir essa intenção, mas deixa expresso no seu testamento orientações precisas para a execução do seu voto.

1493, julho, 15, ÉvoraD. João II envia instruções ao concelho de Lisboa sobre a forma como devem ser realizadas as obras na casa onde nascera Santo António.
 

Vereadores precurador e precuradores dos mesteres Nos EL Rey vos emuiamos muyto saudar vimos a carta que nos emuiastes em Reposta da que vos stpreuemos sobre o oratoreo de Sant antoneo que ora hordenamos se fazer na casa omde naçeo e agradecemos uos muyto a vomtade que nos stpreuestes que pera yso teendes e o ofereçimento de toda a casa pera o dicto oratoreo/ E quamto ao que dizees que por sse nam saber onde estava o berço de sant amtoneo que seria boom mamdarmos fazer toda aquella casa em oratoreo E que algũuas pesoas queriam pera ysso dar algũuas esmollas, parece nos que nom sera bem mudar a vontade de quem mandou fazer o oratoreo na maneira em que esta porque avemos por sem duujda que com sabedoria de ally seer e estar o berço se fez ally o altar E fazemdo sse doutra maneira como vos dizees a casa nom terya aquella feicam que deuja/ pollo qual nos pareçe que na maneira em que teemos ordenado sera bem E por seer cousa que prometemos por nosa devacam nom he necesareo ajuda de nenguem porque todo ha de seer aa nosa custa E no outro pedaço da casa que fica bem pode quem quisser fazer o que lhe aprouuer e se comprjr nos mandarmos pera lla abrjr hum portal manda lo emos fazer/ Jtem quamto ao altar que dizees que se faça/ parece nos que nom he bem como dizees que se desfaca a confraria da outra casa com os prelados se pode fazer como quer que nosa vontade he nom se fazer mais que quamto posa estar hum retabolo pera hii jrem fazer oraçam mas as misas e outras cousas sse facam lla no outro oratoreo E parece nos escusado o priujlegio que nos enujais pedir stprita em euora a xv dias de Julho pantliam diaz o fez anno de 1495.

Rey.


AML-AH, Chancelaria Régia, Livro 1º de Festas, doc. 10, f. 19